Enunciado
Um estudante e um professor, que haviam marcado uma reunião de estudos após as aulas, se encontram no corredor e travam o seguinte diálogo:
- Estudante: Oi, Paulo, você vai estar no seu gabinete amanhã às três horas, não é?
- Professor: Bom, não sei...
- Estudante: Mas, o senhor... (se afasta, contrariado)
Sobre essa conversação, é correto afirmar que:
Alternativas
- A
o estudante mostra não dominar o uso correto da língua, ao misturar os tratamentos “você” e “senhor”;
- B
o emprego de “você” na primeira frase do estudante mostra descortesia, já que se trata de um professor, a quem se deve dirigir um tratamento respeitoso;
- C
o tratamento de “senhor” mostra um distanciamento em relação ao professor, em função da situação criada;
- D
as reticências ao final da fala do professor indicam que algo não foi registrado no texto;
- E
as reticências ao final da segunda fala do estudante indicam dúvida sobre o que pensar.
Gabarito e comentário disponíveis apenas dentro do Mentorito.
Faça login para ver a explicação completa do mentor.